Cambagem alinhamento e balanceamento: entenda o que é cada um deles
Cambagem alinhamento e balanceamento Leia abaixo e entenda por que estes serviços são tão importantes para os eu veiculo.
CAMBAGEM
A cambagem nada mais é do que fazer com que o pneu fique centralizado, você pode estar se perguntando, como assim? E para isso, vamos entender quais são os diagnósticos que indicam que o carro precisa de cambagem.
- Quando a cambagem está neutra, ou seja, quando as rodas estão perpendiculares ao solo. Isso faz com que a direção fique dura pois existem mais cargas verticais.
- Quando a cambagem está negativa: quando as rodas estão mais próximas na parte de cima, resultado: desgaste na parte interna do pneu.
- A cada 5.000 km rodados.
E o que é correto?
O Correto é que a cambagem seja positiva, quando as rodas estão mais afastadas na parte de baixo do pneu do que de cima.
ALINHAMENTO
O alinhamento serve para permitir que os ângulos das rodas estejam adequados, eles devem estar perpendiculares ao solo e paralelas entre si.
Como saber quando preciso fazer alinhamento:
- Quando você soltar o volante numa pista reta e perceber que o carro não continua reto, mas puxa para um dos lados
Quais os benefícios do alinhamento?
- Previne o desgaste irregular aumentando a vida útil dos pneus
- Aumenta o atrito com o solo permitindo que o veículo economize combustível
- Maior segurança na direção pois o veiculo é deslocado corretamente.
BALANCEAMENTO
Agora que já sabemos o que é o alinhamento e a cambagem, vamos entender o que é o Balanceamento.
O balanceamento serve para que o pneu gire sem que tenha vibrações em diferentes velocidades.
Quando fazer o balanceamento:
- Durante a primeira revisão de seu veículo, depois te rodados 10.000 km
- Quando comprar e colocar um pneu novo no veiculo
- Quando fizer rodizio dos pneus
- Quando sentir trepidações no volante
- Quando soltar o volante em uma estrada reta e o veículo não continuar em linha reta.
O que acontece se não fizer o balanceamento?
- Redução da vida útil do pneu
- Redução da vida útil da suspensão graças ao desgaste de componentes
- Redução da tração e estabilidade do veiculo
- Desconforto para manter a trajetória do veiculo
Em resumo, o alinhamento serve para manter o equilíbrio no angulo das rodas para que todas elas tenham igualmente impacto no chão, já o balanceamento regula a roda, pneu e câmara dos pneus para reduzir e extinguir trepidações, com uso de contrapesos de chumbo. E, a cambagem é encarregada por controlar o rolamento do carro.
Não perca tempo e venha fazer uma revisão conosco
Comentários